terça-feira, 23 de maio de 2017

BELIZE O BURACO AZUL


O Blue Hole foi descoberto por Jaques Costeau
Um Buraco Azul (do Inglês Blue Hole) é uma caverna subaquática ou sumidouro natural encontrado em oceanos. Também são chamados de cavernas verticais[1].
Considerados falhas geológicas, eles estão presentes em diferentes pontos dos oceanos. Por conta de suas qualidades térmicas e condições de segurança, eles atraem grande diversidade de vida marinha e, por consequência, de quem pratica mergulho, amador ou profissional. A cor exótica vem da baixa temperatura da água[2].
Em Belize se forma uma daquelas maravilhas da natureza que nos deixam boquiabertos e cheios de “por quês”. Atraindo mergulhadores do mundo todo, o Grande Buraco Azul traz a oportunidade de se jogar em meio a águas cristalinas repletas de vida marinha, incluindo peixes tropicais, tubarões de vários tipos e formações de corais.
Os visitantes chegam até lá através de excursões que duram o dia todo, e que geralmente consistem de um mergulho no Blue Hole e dois mergulhos adicionais em recifes próximos. O buraco, de forma circular e com mais de 300 metros (984 pés) de diâmetro e 125 metros (410 pés) de profundidade, é simplesmente a maior formação natural de sua espécie do mundo, tido como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Existem várias teorias sobre a formação do buraco, mas em 1836, o famoso biólogo evolucionista Charles Darwin prestou homenagem a estas formações notáveis ​​quando disse que os atóis de Belize e Belize Barrier Reef constituem “.. os recifes mais ricos e os mais notáveis ​​de coral em todo o oeste do Caribe”
by  nômades digitais

















Sem comentários:

Enviar um comentário