Passados cinco anos da abertura do restaurante de cozinha de autor, Pedro Lemos recebeu uma Estrela Michelin, um forte reconhecimento do trabalho apaixonado realizado até então. Este foi também o mote e a motivação para avançar com as obras. Enquanto a equipa Pedro Lemos usufruía do mês de descanso, o Chef transformava-se em Mestre-de-obras: “as melhorias são significativas, a nível acústico, de climatização, de iluminação, etc. Além disso, mantendo a estrutura do edifício, ganhei mais espaço, tornei o Restaurante mais harmonioso e menos formal, o que me permite oferecer ao cliente maior conforto, para que possa estar totalmente concentrado na companhia e na degustação”.
O Restaurante divide-se agora em 4 zonas distintas: no piso inferior - a receção e a zona de aperitivos com garrafeira, e no andar superior - a sala do restaurante e o terraço, que inclui mesas para os dias mais quentes e uma horta biológica.
A grande novidade é, sem dúvida, o espaço para aperitivos, uma sala que exibe a garrafeira do Restaurante, que foi pensada como pitstop antes da refeição, mas que pode servir também para jantares mais descontraídos, para o Chef receber amigos, para eventos especiais, entre muitas outras ideias. A mesa comprida convida a petiscos e a conversas animadas, sem que isso interfira com a sala de refeições, no piso superior, onde a discrição e a tranquilidade devem ser as palavras de ordem.
Uma vez subidas as escadas, a sala de refeições ganhou amplitude. A decoração está mais simples e moderna. O espaço ganhou um tom cinza basalto com a madeira de kambala a contrastar, e a luz solar e a artificial tomam as rédeas do espaço. O resultado está à vista: um ambiente mais “clean” mas com o mesmo conforto de outrora.
Lá fora, a horta biológica tem mais de uma dezena de legumes, que crescem viçosos. “O objetivo é utilizar os legumes na cozinha do Restaurante, o que aliás já está a acontecer. A minha cozinha respeita os ciclos da Natureza e baseia-se nos produtos da época, pelo que as colheitas do momento são sempre as protagonistas da Carta. Com a horta, diminuo os desperdícios da cozinha e reduzo a pegada ecológica do Restaurante”, acrescenta o Chef Pedro Lemos.
A Carta do Restaurante Pedro Lemos também foi alvo de remodelações. A partir de 2015, os clientes podem escolher um de três menus à disposição. Mantêm-se os menus de degustação de 4 (70 euros) e de 6 pratos (90 euros), mas passa a existir um Menu especial de degustação, disponível apenas com reserva antecipada, que terá cerca de 10 pratos (120 euros) e cuja composição será totalmente fruto da inspiração do Chef – uma surpresa portanto.
RUA DO PADRE LUIS CABRAL. 974
4150-459 PORTO-PORTUGAL
00351 22011 5986
Sem comentários:
Enviar um comentário