quarta-feira, 14 de junho de 2017

SORTELHA ALDEIA HISTÓRICA - PORTUGAL




Sortelha é uma das mais belas e antigas vilas portuguesas, tendo mantido a sua fisionomia urbana e arquitetónica inalterada até aos nossos dias, sendo considerada uma das mais bem conservadas. A visita pelas ruas e vielas do aglomerado, enclausuradas por um anel defensivo e vigiadas por um sobranceiro castelo do séc. XIII, possibilita ao forasteiro recuar aos séculos passados, por entre as sepulturas medievais, junto ao pelourinho manuelino ou defronte igreja renascentista.
Vila fronteiriça de fundação medieval, com foral concedido em 1228, Sortelha só perderá este estatuto concelhio com a reorganização administrativa feita pelo estado liberal no séc. XIX. A antiga vila constitui um espaço urbano medieval (séc. XIII-XIV), que encontra nas necessidades defensivas e na organização militar do espaço a sua matriz essencial, bastante alterada com as intervenções ocorridas no período manuelino (séc. XVI) e na centúria de seiscentos. Semelhante estrutura ainda hoje é observável, porque, desaparecidas as exigências defensivas que estão na origem e posterior utilização do castelo medieval, a sua população preferiu progressivamente instalar-se num 


Sortelha é uma freguesia portuguesa do concelho do Sabugal, com 25,27 km² de área e 444 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 17,6 hab/km².
Foi vila e sede de concelho entre 1288 e 1855. Era constituída pelas freguesias de Águas BelasUrgueiraBendadaCasteleiroMalcataMoitaPena LoboSanto Estêvão, Sortelha e Valverdinho. Tinha, em 1801, 4 096 habitantes em 237 km². Após as reformas administrativas do início do liberalismo foram-lhe anexadas as freguesias de Lomba e Pousafoles do Bispo. Tinha, em 1849, 6 022 habitantes em 261 km².
É hoje uma das aldeias históricas de Portugal.

CASA COM JANELA MANUELINA
Edifício residencial de planta retangular, com dois pisos, escada exterior com guarda de pedra, balcão e vãos de lintel reto sem moldura saliente. Exibe, como particularidades, uma janela manuelina com arco canopial inciso no lintel, uma porta com ombreiras biseladas, uma mísula para suporte de vasos e uma cruz gravada.


CABEÇA DA VELHA
Nesta região de acidentado relevo e de escasso revestimento vegetal abundam as formações graníticas de aspecto bizarro que, modelados pelos agentes erosivos naturais (vento e chuva), adquirem curiosas fisionomias de conotações fantasiosas que decoram e alegram o cenário envolvente a Sortelha. Muitas delas possuem diversos topónimos sugestivos associados e até algumas lendas. Em Sortelha destaca-se a conhecida Cabeça da Velha, pela sua fisionomia que lembra um rosto envelhecido pela idade.



CASA DOS FALCÕES
Edifício do século XVI, localizado em frente à fonte de mergulho, a Casa dos Falcões, com remodelações no século XVIII, sofreu influências vernaculares. Exibe planta quadrangular, com dois pisos (sendo o piso térreo para fins comerciais e o primeiro andar para residência), vãos de lintel reto sem moldura saliente e escada com patamar moldurado.




































www.aldeiashistoricasdeportugal.com/sortelha

























Sem comentários:

Enviar um comentário