Santa Cristina de Lena é uma igreja pré-românica asturiana , construíd
a no meio do século IX e localizada no município de Lena , no Principado das Astúrias
Está a 35 km a sul de Oviedo ea 3,5 km de Pola de Lena ao longo da A-66 , (saída a Campomanes por Vega del Rey) em uma colina na paróquia de Felgueras, perto de Vega del Rey, com vista para o vale do Lena . Há uma paragem ferroviária da Renfe, muito perto de Santa Cristina ( La Cobertoria ) que é utilizada como um centro de estudos do estilo pré-românico asturiano
Provavelmente corresponde ao antigo fundamento de San Pedro e San Pablo de Felgueras do século 7 , sendo sua origem visigoda . A estrutura atual foi construída no século IX , ano de 852 , sob o reinado de Ramiro I , por isso é classificado como ramirense como os monumentos de Naranco .
Foi catalogado como um Monumento Histórico Artístico em 1885 e a Unesco declarou Patrimônio da Humanidade em dezembro de1985 .
Este pequeno edifício com um plano cruzado grego , incomum na arquitetura asturiana , segue os parâmetros tradicionais: consiste em cinco segmentos quadrangulares, definidos pelos arcos fajones que são suportados por uma arcada cega que atravessa as paredes laterais, sendo uma delas , o maior, que compõe a nave principal do templo . O chão está em duas alturas com a entrada mais baixa do altar . O tipo de vault usado é o cofre do barrilque se apoia em arcos fajones reforçados no exterior por contrafortes .
É dotado de narthex e iconostasis , formados por três arcos de pedra que descansam em quatro capitais com as respectivas quatro colunas de mármore fechadas por treliças em forma retangular, que separa o presbitério da nave principal. No fundo você pode ver a iconostase que segue as diretrizes da arte de Ramiro I, embora você possa ver motivos visigóticos na decoração.
Uma peregrinação tradicional com uma missa em homenagem a Santa Cristina é celebrada fora da igreja todos os anos no último domingo de julho às 12:30. Os habitantes das cidades e aldeias próximas chegam a ele. No final da missa há um leilão de pão que é oferecido em homenagem ao santo. Isso é chamado de "puya'l ramu".
Sem comentários:
Enviar um comentário