Conheça o mundo subterrâneo de Paris
Considerada uma das cidades mais visitadas do planeta, a capital francesa esconde uma versão subterrânea conhecida por poucos(sobretudo entre aqueles com sangue frio para descer alguns metros abaixo do nível da rua em busca de ossadas expostas em corredores estreitos de pouca iluminação). É sob o cobiçado cenário europeu de ícones arquitetônicos e dezenas de museus com acervos históricos importantes que se localizam Les Catacombes (“As Catacumbas”, em português)
Hoje, as Catacumbas de Paris detêm o título de maior necrópole do mundo, com seis milhões de ossadas. A visita começa entre as ruínas da antiga pedreira que ainda preserva trechos sob a atual avenida René Coty, onde é possível ler inscrições que fazem referências às vias construídas na parte superior, e as salas com pilares feitos em rochas sobrepostas que formavam o teto local. Alguns daqueles códigos até podem soar como alguma pista secreta para visitantes aficionados pelo tema, mas não passam de referências utilizadas durante a construção local como o enigmático 5.J.1847 (o quinto pilar de uma série feita em 1847 sob as ordens do inspetor Juncher).
O percurso é composto por 1,7 km de galerias a 20 metros de profundidade. Não há banheiros. É aconselhável levar um agasalho mesmo no verão, pois as temperaturas no local giram em torno de 14 °C. O que se vê a seguir é um impressionante labirinto semi-iluminado de ossos dispostos de forma cenográfica e salas temáticas como a “Tumba de Gilbert”, sarcófago em homenagem ao escritor; a “Cripta da Paixão”, um pilar de sustentação encoberto com crânios e tíbias que parecem formar um barril de restos humanos; e a única lápide local com os restos de Françoise Géllain.
Sem comentários:
Enviar um comentário