Sempre achei que a gastronomia pode ser comparada ao teatro”, diz Pedro Mendonça, ator, um dos fundadores da companhia Teatro Bruto e, desde há um mês, gerente do novo restaurante Puro 4050. Vejamos: os empregados chegam ao espaço, situado no Largo de São Domingos, na Baixa do Porto, e vestem o figurino nos ‘camarins’. Depois, é hora de abrir a porta ao público e, tal como no teatro, tudo tem de estar perfeito, nada pode falhar. Os funcionários levam as pessoas às mesas, tal como no teatro se conduz o público aos lugares. “No Puro 4050, o espetáculo começa quando é posta na mesa a manteiga de búfala”, anuncia o responsável. A partir daí, espera-se que o cliente-espectador viva um experiência especial, de sensações.
“As pessoas pensam sempre que isto é um restaurante italiano”, diz Pedro. Calma, ele não vai tentar convencer-nos de que se trata de uma sala de teatro. Quer, sim, mostrar que não é uma típica trattoria. Depois do sucesso do Cantina 32, ali bem perto, que Pedro define como “uma coisa entre o talhante e o Príncipe de Gales”, a irmã, Inês Mendonça, quis fazer algo diferente. Comprou um bilhete de avião e aterrou em Nápoles. “Estivemos a ver as búfalas nos pastos, falámos com vários produtores de mozzarellas e escolhemos aquele que mais nos interessava”, recorda. É daquela região italiana que chega todos os meses um carregamento, direto para o código postal 4050, o do Porto.
Escolhido o produtor de mozzarellas, os dois irmãos convidaram o chef Luís Américo para desenhar a carta — tal como acontecera no vizinho Cantina 32 –, com a ajuda da chef Sara Oliveira, que ali está diariamente a cozinhar. Se a carta fosse um guião, o primeiro ato desta peça seria o bar de mozzarellas. O cliente escolhe a que quer, dos pequenos Bocconcini à Treccia, passando pela mozzarella fumada e pela variedade de burrata, cada uma com a sua consistência própria. Quem quiser provar todas pode fazer uma degustação (19€).
Largo São Domingos 84, 4050-050
Porto, Portugal
Aberto ⋅ Fecha às 23:51
Sem comentários:
Enviar um comentário