quarta-feira, 18 de abril de 2018

ANA ROS - RESTAURANTE HISA FRANKO- ESLOVÉNIA



Ana Roš (nascida em 1972 em Šempeter pri Gorici  é uma chef da Eslovênia . Uma cozinheira autodidata, ela dirige a cozinha do restaurante Hiša Franko em Kobarid , Eslovênia. 
Nascida de pais claramente ambiciosos, ela treinou esqui alpino quando criança, ganhando um lugar na seleção juvenil da Iugoslávia, mas depois decidiu que não queria uma carreira profissional. Depois disso, ela estudou diplomacia em Gorizia , quando conheceu seu parceiro Valter Kramar.  Os pais de Kramar possuíam Hiša Franko, um restaurante já estabelecido. Aliás, eles decidiram se aposentar assim que ela completou seu estudo, então ela e Kramar decidiram ficar e assumir o restaurante da família (contra o desejo de seus pais). No começo, ela trabalhava como garçonete (Kramar se tornou um sommelier ) e tentou convencer o então chef a experimentar receitas tradicionais, sem sucesso. Depois que ele saiu, ela assumiu a cozinha. 
Com a ajuda de sua sogra e de uma amiga da família, ela logo aprendeu a cozinhar bem o suficiente para atrair a atenção em toda a região com suas criações culinárias. Em 2010, ela foi destaque na revista culinária italiana Identità Golose , o que lhe trouxe ainda mais atenção. Ela começou a receber convites para eventos culinários de alto nível, como ser um chef convidado do restaurante Ikarus no Hangar-7 em Salzburg, na Áustria, e o Gelinaz Grand Shuffle em Nova York . Em 2016, Roš foi destaque no documentário do Netflix, Chef's Table, e no início de 2017, ela foi nomeada a melhor chef feminina do mundo pela academia World's 50 Best Restaurants . 

































Durante o último século, Hiša Franko mudou muitos papéis. A lenda diz que Ernest Hemingway foi ferido em Isonzo Front e ele deveria estar curado em nossa casa. Em um dos quartos com vista para o pátio, ele estava escrevendo seu famoso romance »Farwell para os braços«. Mas certamente Hiša Franko era uma pousada de beira de estrada, um moinho de aldeia, uma grande propriedade rural, um hospital durante a Primeira Guerra Mundial, uma imensa propriedade agrícola e hoje Hiša Franko, que se recusa a ser um hotel clássico ou um restaurante requintado. É simplesmente - Hiša Franko. Nossa casa, sua casa.

Hiša Franko é uma bela casa rural e propriedade com três gerações que vivem em andares diferentes. Atrás de uma casa, há uma enorme erva, flor e horta, ao lado você pode ouvir um riacho animado, lar de nossa pequena família de trutas.

















Sem comentários:

Enviar um comentário