quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

MOSTAR - BÓSNIA E HERZEGOVINA






Mostar é uma cidade da Bósnia e Herzegovina com cerca de 113.169 habitantes, situada na região da Herzegovina, capital do cantão de Herzegovina-Neretva.

O nome Mostar vem da Stari Most, ou Ponte Velha, sobre o rio Neretva, que é símbolo da cidade. As torres que guardavam a ponte no período medieval eram chamadas mostari. A Ponte Velha foi construída no século 16, pelos Otomanos, que dominaram o país por 400 anos, e é considerada um dos principais exemplos de arquitetura islâmica nos Balcãs. Mas estava lá dois séculos antes, feita de madeira. Era a ponte que levada entre os dois distritos da cidade, o čaršija, um centro comercial e de artesanato, e o mahala, que era a área residencial.

Ainda hoje Mostar carrega essa divisão entre os distritos e a ponte velha, que foi destruída durante a Guerra da Bósnia e reconstruída em 2004, é um símbolo da união dos povos do país e da paz.

Além de admirar as belezas de Mostar, é interessante aprender mais sobre sua história. Afinal, a Bósnia foi parte do Império Otomano por 400 anos; depois do Império Austro-Húngaro por 40 anos; depois parte da Iugoslávia. Em seguida viveu a guerra mais sangrenta na Europa após os dois conflitos mundiais, a Guerra da Iugoslávia, de 1993 a 1995.

Enquanto a capital, Sarajevo, estava sitiada pelas forças sérvias, o conflito em Mostar foi com os croatas. A cidade ficou dividida: de um lado do rio passaram a viver os bosníacos e do outro os bósnio-croatas. O jardim da cidade foi transformado em um cemitério em que até hoje podemos ver os túmulos de cruzes  brancas. E uma grande avenida, o Boulevard Tito, ainda conserva os prédios destruídos e as marcas de bala.

BY https://www.360meridianos.com



















































Sem comentários:

Enviar um comentário