Pinhão é uma freguesia portuguesa do concelho de Alijó, com 3,00 km² de área e 648 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 216 hab/km².
A vila situa-se na margem norte do rio Douro, sendo o centro da região demarcada do Vinho do Porto e o local onde estão localizadas várias quintas produtoras de vinho generoso.
A paisagem do Pinhão está classificada pela UNESCO como património cultural da humanidade.
A estação dos caminhos de ferro do Pinhão é conhecida pelos seus 24 painéis de azulejos, que retratam paisagens do Douro e aspectos das vindimas. Em tons de azul, os azulejos são da autoria de J. Oliveira e foram encomendados à fábrica Aleluia, de Aveiro, em 1937.
Foi a primeira freguesia do distrito de Vila Real a ter telefone, correio permanente, água canalizada e Casa do Povo.
Esta vila goza de uma localização privilegiada na margem direita do Rio Douro. O Pinhão é o centro da região demarcada do Vinho do Porto e o local onde estão localizadas as mais famosas "Quintas" produtoras de vinho do Porto. A vila do Pinhão recebe cerca de 400 mil turistas por ano.
O rio Pinhão nasce na Fonte de São João, no lugar de Raiz do Monte da freguesia de Vreia de Jales, no concelho de Vila Pouca de Aguiar e é um afluente da margem direita do rio Douro, após um percurso de cerca de 30 km de extensão.
Abrangendo parcialmente os concelhos de Alijó, Sabrosa e Vila Pouca de Aguiar, sempre no Distrito de Vila Real, a sub-bacia hidrográfica do rio Pinhão tem 277 km² em termos de área.
Sem comentários:
Enviar um comentário