sábado, 28 de outubro de 2017

ALMEIDA- ALDEIA HISTORICA PORTUGAL

Almeida é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito da GuardaRegião Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 1 300 habitantes.
É sede de um município com 517,98 km² de área e 7 242 habitantes (2011), subdividido em 16 freguesias.  O município é limitado a norte pelo município de Figueira Castede lo Rodrigo, a leste pela Espanha, a sul pelo Sabugal e a oeste pela Guarda e por Pinhel. O atual município resulta da junção, no século XIX, de três municípios seculares: Almeida, Castelo Bom e Castelo Mendo, cujas antigas sedes são três vilas medievais fortificadas, que são hoje pólos de interesse turístico.
A vila de Almeida é conhecida pela sua fortaleza, que, com a sua forma de estrela de doze pontas, constitui um dos mais espetaculares exemplares europeus dos sistemas defensivos abaluartados do século XVII. A Praça-Forte de Almeida é candidata à categoria de Património Mundial da UNESCO.


Esta Vila mediaval, rodeada de muralhas, classificada como Património Nacional. Durante séculos, serviu como palco de lutas, como as guerras da restauração e as invasões francesas. As muralhas da Praça Forte, construídas no reinado de D. João IV como sistema defensivo, as Casamatas, que serviam de refúgio à população, em caso de guerras, O castelo e a Torre do relógio, edificada no século XIX sobre os destroços da igreja Matriz, são alguns dos locais mais interessantes para visitar,
Almeida perante a necessidade de modernizar as obsoletas estruturas medievais, empenhou-se após a Restauração, na construção de uma renovada máquina de guerra que se pudesse adaptar às novas armas de fogo, e que lhe permitisse selar a fronteira. A Praça-forte é de planta hexagonal, constituída por seis baluartes, aos quais correspondem o mesmo número de revelins.
Almeida terá tido origem na migração dos habitantes de um castro lusitano, localizado a Norte do lugar do Enxido da Sarça, ocupado em 61 a.C. pelos Romanos, e depois pelos povos bárbaros. Dada a sua situação em planalto, os Árabes chamaram-na Al-Mêda (a Mesa), Talmeyda ou Almeydan, tendo construído um pequeno Castelo (séc. VIII- IX). 

No período da Reconquista, os Cristãos tomaram-na definitivamente em 1190 e foi sucessivamente disputada a Leão, passando à posse portuguesa com o Tratado de Alcanizes em 1297. 






















































Sem comentários:

Enviar um comentário