Passadiço do Sistelo: todo o esplendor do Tibete Português
Passadiço do Sistelo é a mais recente atracção turística em Portugal e está a causar furor entre os adeptos de caminhadas e também entre os praticantes de ciclismo BTT. Está inserido na Ecovia do Vez e passa pela aldeia conhecido pelo Tibete Português graças aos seus socalcos construídos para aproveitar o pouco solo arável e em condições para sustentar o muito gado bovino desta região. A aldeia do Sistelo faz parte da Reserva Mundial da Biosfera e é candidata a património mundial da UNESCO.
O percurso de cerca de 10 quilómetros de extensão começa na ponte medieval de Vilela e prolonga-se até à aldeia do Sistelo embora, claro, o possa fazer no sentido contrário, desde Sistelo até Vilela. A caminhar a um ritmo normal, pode ser feito em aproximadamente 3 horas e é aconselhável levar uma mochila com merenda e muita água para o caminho, principalmente se escolher os meses de Verão para realizar este trajecto. Além disso, pode também levar um fato de banho porque de certeza que encontrá vários locais ao longo do passadiço onde se poderá refrescar.
Ainda em Sistelo, aproveite para descobrir os muitos pequenos detalhes que esta belíssima aldeia esconde. Falamos do seu famoso castelo, de algumas casas senhoriais, dos seus muitos espigueiros (construções medievais utilizadas para guardar milho), de algumas pontes medievais ou romanas e, sobretudo, não deve perder os belíssimos socalcos ao longo das encostas da montanha e que dão a esta aldeia, onde começa o Passadiço do Sistelo, a alcunha de Tibete Português.
Sem comentários:
Enviar um comentário